© 2023 by Kathy Schulders. Proudly created with Wix.com  

  • Grey Twitter Icon

Bem-estar na atualidade

July 25, 2017

     Nunca se ouviu tanto falar sobre a necessidade de se sentir bem consigo mesmo(a) e no cuidado da própria saúde física e mental. Muitos de nós já ouviu dezenas de vezes esse imperativo "você precisa se cuidar mais" de diversas pessoas e em diversos contextos diferentes; seja no trabalho, dentro de casa, ou até mesmo de alguém desconhecido. A verdade é que muito tem se exigido em relação ao auto-cuidado, mas tem sido cada vez mais difícil responder a pergunta: "por onde começar"? Ou ainda, "o que significa sentir-se bem comigo(a) mesmo(a)?

 

 

   

    Estamos em uma época em que desejamos cada vez mais respostas rápidas e receitas infalíveis de como proceder. Estamos sempre buscando a "dieta milagrosa", a "técnica infalível" para conseguir obter mais rapidamente nosso objetivo. Buscamos meios de chegar mais rapidamente ao tão almejado sucesso, mas sem nos perguntar a que custo isso é obtido ou mesmo o porquê de estarmos buscando esse suposto sucesso. O bem-estar, ou o sentir-se bem consigo não é algo que possa ser obtido através dessas técnicas. Infelizmente, não há fórmula mágica para começar a se sentir bem, da noite para o dia, pois quando falamos de bem-estar pessoal muito mais do que práticas externas é necessário um contínuo trabalho interior. É por isso que para começarmos a buscar nosso bem-estar em primeiro lugar devemos compreender que sentir bem consigo não é algo mágico, ou técnico, mas é o resultado de um esforço contínuo na busca do autoconhecimento e da autoaceitação.

 

    Há uma frase de um pensador indiano que diz: "Não é sinal de saúde estar ajustado a um mundo profundamente doente"( Jiddu Krishnamurti ). Portanto, antes de nos perguntarmos o que fazer para nos sentirmos bem, devemos nos perguntar: "que bem é esse que eu quero pra mim?", ou ainda "sou eu mesmo que estou buscando me satisfazer, ou estou tentando satisfazer o que os outros querem para mim?". Não são perguntas fáceis ou simples de serem respondidas. Mas são perguntas que devem ser suscitadas entre aqueles e aquelas que buscam uma melhoria em si mesmas e ainda não sabem por onde começar. Pois, como já foi dito, antes de se buscar alguma prática externa para a busca da realização pessoal, é necessário começar o trabalho por dentro.

 

   Para iniciar esse trabalho interior, é necessário, antes de tudo, essa compreensão que os resultados não são obtidos imediatamente, nem a curto prazo - muito embora alguma significativa melhor já se possa sentir desde o início - mas, em regra geral, após começarmos a nos dedicar a essa empreitada do autoconhecimento, leva-se um tempo, pra não dizer a vida toda, para se alcançar os "resultados" tão esperados. E nesse processo muitas práticas podem ajudar efetivamente, como a prática da meditação, leituras especializadas, e, sobremaneira, a psicoterapia.

 

  Um profissional habilitado na área psicológica poderá auxiliá-lo(a) nessa busca, e, com certeza, poderá contribuir em muito para a sua autossuficiência. O objetivo da psicoterapia é garantir que, mais e mais pessoas, possam se tornar mais independentes, mais conscientes de si mesmas, e mais preparadas para enfrentar as inúmeras adversidades que ocorrem durante a nossa vida inteira.

 

     Não deixe de buscar ajuda quando sentir-se sozinho ou sozinha. Existem inúmeras maneiras de enfrentar seus problemas, sejam eles de que natureza forem. Acredite-se em si mesmo(a) e jamais desista de tentar se superar a cada dia.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Recent Posts
Please reload